Programação

Todos as atividades do festival têm entrada franca.

9/12

Segunda feira

  • 20h - Tributo a Luiz Gonzaga pelo homenageado Oswaldinho do Acordeon e seus convidados 

       Abertura com Dirceu Leite e Trio Teimoso 

Local: Teatro Municipal de São Carlos

Os convites serão distribuídos na bilheteria do Teatro Municipal em dois turnos: 14h - A 1ª. metade dos convites será distribuída por ordem de chegada (01 convite Contribuinte da Cultura + 01 Acompanhante) 18h - A 2ª. metade dos convites será distribuída por ordem de chegada (01 convite Contribuinte da Cultura + 01 Acompanhante).

  • 20h - Mesa Redonda “Sua Majestade o Rei do Baião” 

    Abertura com o violonista Eloy Arósio

Participação de Dominique Dreyfus, jornalista francesa, de Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha e neto de Luiz Gonzaga, e de Fernando Gasparini, jornalista e escritor

Local: Teatro do Sesc São Carlos

Os convites serão distribuídos no local com 1 hora de antecedência

10/12

Terça

feira

11/12

Quarta

feira

  • 19h – Palestra Musical “A dimensão orquestral da obra de Luiz Gonzaga” com Toninho Ferragutti no ensaio aberto da Orquestra Experimental da UFSCar

A atividade consiste em uma exposição oral a ser realizada pelo músico Toninho Ferragutti, ilustrada ao acordeon com trechos de composições de Luiz Gonzaga, dando ao público a oportunidade de conhecer a riqueza das construções harmônicas e melódicas e o potencial inspirador da obra gonzaguiana.

Local: Sala de Ensaio da Orquestra (ao lado da piscina) - UFSCar 

  • 20h – Roda de Conversas com o convidado homenageado Oswaldinho do Acordeon

O Mestre, como é chamado Oswaldinho do Acordeon, conta sobre seu convívio com Luiz Gonzaga e sobre a influência do Rei do Baião em sua trajetória. Além disso, o Mestre fala sobre a diversidade de sua obra e de sua intensa atuação no exterior na atualidade.

Local: Teatro do SESC - São Carlos (retirada de convites antecipada)

  • 14h - Workshop “Tem Sanfona no Choro”

O acordeonista e pesquisador Marcelo Caldi e o violonista Rogério Caetano propõe, junto aos músicos presentes, difundir certos aspectos da criação instrumental de Luiz Gonzaga. Pouco conhecidos do público, tratam-se de importantes criações para a história da música brasileira, agora resgatadas e transcritas em partitura.

Local: Projeto Guri - Rua Episcopal, 1611 - Centro 

As inscrições deverão ser feitas previamente pelo site.

12/12

Quinta

feira

  • 20h - Roda de Conversa Musical com Renato Borghetti

Renato Borghetti fala de Luiz Gonzaga, como influência e inspiração, e interpreta trechos de composições do Rei do Baião para demonstrar os motivos que levam músicos e especialistas no mundo todo a reverenciar a obra de Luiz Gonzaga. Borghetti fala também de sua trajetória, da gaita de ponto e do Projeto Fábrica de Gaiteiros.

Local: Centro Cultural do Espaço 7 – Rua 7 de Setembro, 1441

13/12

Sexta

feira

  • 17h - Apresentação do grupo Araçá e convidados

    Local: Shopping Iguatemi

     

  • 19h - Show Comemorativo dos 107 anos do nascimento de Luiz Gonzaga

Participações: Renato Borghetti, Toninho Ferragutti, Rogério Caetano, Thadeu Romano, Alexandre Ribeiro, Marcelo Caldi, Arismar do Espírito Santo, Pedro Martins, Michael Pipoquinha, MoMA, entre outros. 

Local: Praça XV - Rua 15 de Novembro, 1593-1483

  • 10h às 18h Ensaios Abertos e passagem de som

Renato Borghetti fala de Luiz Gonzaga, como influência e inspiração, e interpreta trechos de composições do Rei do Baião para demonstrar os motivos que levam músicos e especialistas no mundo todo a reverenciar a obra de Luiz Gonzaga. Borghetti fala também de sua trajetória, da gaita de ponto e do Projeto Fábrica de Gaiteiros.

Local: Praça XV - Rua 15 de Novembro, 1593-1483

14/12

Sábado

  • 14h – Programação interativa e Tarde de Autógrafos

Roda de Conversas sobre a obra “Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga” por Dominique Dreyfus

A atividade buscará a aproximação entre palestrante e público, tendo como ponto de partida a pesquisa da jornalista francesa Dominique Dreyfus, autora da mais completa biografia de Luiz Gonzaga, considerado um dos maiores mitos da música brasileira. A obra, intitulada “Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga”, representa um completo perfil, humano e musical, do grande compositor.

Palestra Musical “Os Choros e a Música Instrumental de Luiz Gonzaga” por Marcelo Caldi e Fernando Gasparini

A atividade destaca a criação musical de Luiz Gonzaga para além dos ritmos regionais nordestinos e revela lado pouco conhecido do Rei do Baião, como o seu pioneirismo ao forjar uma nova personalidade à sonoridade do instrumental do Choro, pela presença marcante do acordeom e pela diversidade e riqueza de suas composições e arranjos, que influenciaram todas as gerações. Marcelo Caldi atesta e demonstra, tocando trechos de algumas composições, que Luiz Gonzaga compunha Choros para sanfona com a mesma originalidade com que Jacob Bittencourt para bandolim e Pixinguinha para flauta. A palestra tem como fio condutor o livro da autoria de ambos os palestrantes “Tem sanfona no choro”, 2012, que resgata um material inédito: as partituras de Choros da primeira fase do Rei do Baião.

Local: Centro Cultural da USP

  • 19h – Big Band do Projeto Guri

Local: Praça XV - Rua 15 de Novembro, 1593-1483

  • 20h30 – A Roda Instrumental de Palco

É um convite a todos os músicos presentes para uma noite de encontros e improvisos.

Local: Praça XV - Rua 15 de Novembro, 1593-1483

15/12

Domingo

  • 10h - 12 horas de música ChorandoSemParar

Local: Praça XV - Rua 15 de Novembro, 1593-1483