• Instagram

Wiener Choro Ensemble

O Wiener Choro Ensemble é a vitrine musical do Wiener Choro Klub, um projeto pioneiro na Áustria, cujo objetivo principal é divulgar e ensinar a primeira música urbana do Brasil: o Choro. O Wiener Choro Ensemble nasceu deste movimento musical sob a direção musical dos multi- instrumentista, compositor e educador Antônio de Pádua. Seu repertório explora a riqueza do Choro, do Jazz e da música clássica brasileira. Em 2021, o Wiener Choro Ensemble grava o seu primeiro CD intitulado Viena Brasileira (conceito emprestado ao músico Sivuca (1930-2006), que considerava seu estado natal da Paraíba (onde voltou a viver no final de sua vida) como uma terra onde havia alguns dos melhores músicos do Brasil nos campos do choro e da música clássica) revela a diversidade do gênero autenticamente brasileiro do choro o coloca em perspectiva com a música clássica européia. A proposta musical do CD destaca a criação de obras originais dos compositores (João Vítor, Antônio de Pádua & Marco Antônio da Costa), bem como uma homenagem aos clássicos do repertório do Choro (através do título « Seleção Waldir » em homenagem a Waldir Azevedo (1923-1980)). Dado que o gênero Choro permite infinitas possibilidades rítmicas, melódicas e harmônicas com elementos da música clássica, requer um alto nível de domínio técnico por parte dos instrumentistas. As composições mostram uma forte ligação entre os músicos brasileiros, sua vida na Áustria e o cenário musical local. Por exemplo, a composição «Choro Buchengasse» é uma ode ao distrito vienense de Favoriten (10o distrito), onde vivem os músicos. A peça «Primeiro Estudo» de Benedito Costa mostra a conexão entre a música barroca e o samba. Finalmente, a composição «Natal em Viena» de João Vítor (18) combina as tradições da cidade natal dos músicos com os mercados de Natal de Viena. O resultado é uma extraordinária experiência sonora criativa. Lançada em janeiro, o grupo lança uma campanha de financiamento coletivo (até o dia 26.02 na plataforma We Make It / CD Viena Brasileira) para conseguir auto-produzir esse primeiro CD. 

 

Wiener Choro Klub 

Fundado em maio de 2019, o Wiener Choro Klub tem três objetivos principais:

1) Mediação para instituições sobre a história do gênero Choro, que é uma fonte de diálogo cultural entre a Europa e o Brasil;

2) Ensino através de oficinas & workshops de música ;

3) Promoção através da organização de concertos, rodas de choro e o primeiro festival de choro de Viena (junho de 2021).

 

Antônio DE PÁDUA

Natural da cidade de João Pessoa (Estado da Paraíba), Antônio de Pádua é um multi-instrumentista versátil e talentoso. Formou-se em trompete na UFPB Oficial (Universidade Federal da Paraíba) e ensina trompete, cavaquinho, pandeiro e violão 7 cordas. Ele já gravou 3 álbuns autorais : Sentimento Nordestino (2008), Um olho no peixe, o outro no gato (2008) et All Black (2016). Em 2018, lança o seu primeiro volume dos "Métodos Brasileiros" consagrado ao trompete, e prepara o lançamento dos métodos para cavaquinho, pandeiro e violão 7 cordas. Em 2019, muda-se de Viena onde cria com o Alegre Corrêa e o produtor Étienne Clément o Wiener Choro Klub.

 

Étienne CLÉMENT

Étienne CLÉMENT é um produtor francês e académico sediado em Viena na Áustria. Doutor em Ciências da Linguagem (Universidade de Bourgogne – Franche-Comté), ensina o português e o francês desde 2014 nos ensinos público e superior na França e na Áustria. Paralelamente, é idealizador e produtor do Lille Choro Festival (França) desde 2018 com apadrinhamento do mítico trombonista Raul de Souza. Na ocasião da primeira edição desse festival, produz o álbum “Sentindo bem" do Trio Caldo de Cana. Em 2019, idealiza com Alegre Corrêa e Antônio de Pádua o Wiener Choro Klub na Áustria. Desde então, vem promovendo esse movimento musical e pedagógico em prol do ensino e da divulgação da música brasileira na Europa, proporcionando interações com o jazz e a música clássica. No ano de 2019/2020, o Wiener choro Klub coproduz workshops e concertos com os seguintes artistas/grupoes : Choro Livre, João Camarero, Raul de Souza, Elizabeth Fadel & Barbara Piperno, Gileno Santana.